Mamãe e Bebê 07 de Julho de 2017

Gravidez e atividade física: o casamento perfeito?


Estou gestante! Como manterei a forma? Se você está passando por essa situação e possui dúvidas sobre exercícios na gestação, aqui você encontrará recomendações das melhores atividades físicas que ajudarão nessa fase de intensas mudanças. 

Grávidas praticando pilates

Alguns obstetras compartilham, com bom humor, que mulheres que nunca praticaram exercícios escolhem justamente a fase gestacional para se mexer e iniciar uma atividade física, o momento é bastante oportuno, porém, requer alguns cuidados. Mas afinal, grávidas podem ou não se exercitar? Descubra nas próximas linhas o segredo dessa união que proporcionará muito prazer.

Novos tempos

Gestante e repouso não é sinônimo de uma gravidez saudável, salvo em casos com recomendações médicas, pois nesse período os exercícios são fundamentais e podem evitar complicações.

Profissionais de educação física recomendam que a prática de atividades físicas, como musculação, treino funcional, pilates entre outras, sejam realizadas a partir do terceiro mês de gestação, claro que acompanhadas e orientadas por multiprofissionais, como obstetra, profissionais de educação física e nutricionista.

Conheça os 10 benefícios de praticar exercícios na gestação

Atividade física faz bem! Não é modismo, e sim, a busca do equilíbrio do bem estar com qualidade de vida. Para gestantes, os benefícios de mexer o corpo são ainda maiores, saiba por quê.

Lista com dez benefícios de praticar exercícios na gestação

Conheça 9 benefícios da fisioterapia para gestantes

Saiba como manter a forma na gravidez

Algumas gestantes justificam a ausência da prática de exercícios durante o período gestacional pelo receio de má formação do bebê, aborto ou outras eventualidades, então, vamos tranquilizá-las! A atividade física só apresentará riscos se realizada sem a supervisão de profissionais recomendados e acompanhamento do obstetra. Para começar, conheça as atividades que podem ser praticadas por gestantes, sempre auxiliadas pelo profissional especializado.

Lista de atividades de baixo e médio esforço para praticar durante a gestação

Comprovado! Gestantes afirmam sensação de relaxamento e maior disposição após a prática de exercícios. Está gestante? Que tal desfrutar dessa experiência também?

Saiba o que muda no corpo feminino durante a gestação

Exercite-se em casa

  • Movimente-se! É essa ação que queremos incentivar, e alguns exercícios podem ser realizados pela gestante de forma independente. Essas atividades poderão ser realizadas em casa ou no trabalho, conheça nossas dicas e pratique.
  • Evite passar muitas horas sentada, mas caso essa seja sua rotina, procure elevar as pernas e realizar movimentos de “anti-pé” e rotatórios. Essas ações ajudarão na circulação sanguínea.
  • Procure deitar lateralmente com o apoio de dois travesseiros, um na cabeça e outro entre as pernas.
  • Eleve as pernas no ângulo de 45 graus. Essa ação é recomendada apenas até o sexto mês gestacional. Algumas posições precisarão ser adequadas, como exemplo, a barriga voltada para baixo não é uma posição adequada e que deve ser evitada.

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Dica da especialista

“Antes de ser gestante, é mulher! Filha, profissional, esposa, mãe! E o autocuidado é fundamental, seja antes, durante ou após a gestação. Manter bons hábitos alimentares e realizar atividades que dão prazer proporcionará saúde tanto para a grávida quanto para o bebê, portanto, se permita realizar uma mudança de cada vez e desfrute de saúde!” É o que recomenda a profissional de educação física e coach de treinamento funcional, Fabíola Machado.

Agora você já sabe todas as vantagens da atividade física na gestação, praticando os exercícios adequados e sempre com a supervisão e orientação dos profissionais certos, você terá uma gestação tranquila e saudável, e um bebê ainda mais forte. Aquelas mulheres que não são gestantes, também podem iniciar os cuidados desde já!

Como escolher a maternidade certa para ter o bebê? Veja aqui!

Próximos passos

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